Biografia


Leona Louise Lewis nasceu a 3 de Abril de 1985, em Londres, 
Reino Unido. É uma cantora britânica que se deu a conhecer ao mundo em 2006 com a sua vitória no reality-show “The X-Factor”, programa britânico de caça-talentos. Nasceu no bairro de Islington, e é filha de Aural Josiah Lewis, descendente afro-guianense, e, Maria Lewis, descendente de Galenses. Seus pais a matricularam na Escola de Teatro Sylvia Young, e mais tarde, Leona matriculou-se na Academia Italiana de Arte e Teatro Conti e da Escola BRIT, onde aprendeu a tocar instrumentos musicais como a guitarra e o piano, além de começar a compor as suas próprias canções, na esperança de, um dia, se vir a tornar cantora e compositora. Quando tinha 12 anos de idade, Leona compôs sozinha uma canção inteira. Inicialmente, começou a compor ópera, passando pelo o jazz e o blues, até que a levou à música popular, recebendo influência de Minnie Riperton, Eva Cassidy e Stevie Wonder. Depois de sair da escola BRIT, aos 17 anos de idade, ela começou a trabalhar para financiar seu álbum demo num estúdio, esse álbum recebeu o nome de "Crepúsculo". Chegou a ter vários empregos para conseguir estúdios para fazer as gravações. O álbum trazia canções exclusivas, compostas por Leona Lewis, e foram registradas em Fulham. "Tentei, com essas gravações, fazer as coisas ao meu estilo. Eu trabalhei muito mas nunca consegui um contrato com uma gravadora.", disse Leona Lewis numa entrevista.

Outros demos gravados por Leona foram registrados pela UEG Entertainment e, posteriormente, lançados em um álbum denominado Best Kept Secret. No entanto, nenhum dos demos dela foram lançados e, deixou sua carreira musical de lado para frequentar a universidade, até que seu namorado conveceu-a de participar na 3ª edição do reality-show “The Factor X”. Em 2006, mesmo ano em que venceu o programa, lançou seu primeiro single “A Moment Like This”, que marcou um record de downloads: foi baixado 50 mil vezes em apenas 30 minutos. O segundo single foi “Bleeding Love”, o mais vendido no ano de 2007 no Reino Unido.
Em novembro do mesmo ano, a cantora lança, pela Syco Music, seu primeiro CD intitulado “Spirit”, trazendo a faixa “Bleeding Love”como destaque e “A Moment Like This” como faixa-bônus. Outros singles deste álbum são “Better In Time” que foi #3 em Portugal, “I Will Be” e “Forgive Me” que foi #1 no top da Mega Hits. . O disco estreou em primeiro lugar no top britânico e na Billboard americana. Leona recebeu disco de platina por sete vezes no Reino Unido e já vendeu 7 milhões de cópias em todo o mundo. 
Leona Lewis tornou-se a primeira cantora britânica a ter um álbum e um single no topo de um Top americano. Participou do encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim cantando a música “Whole Lotta Love” da banda Led Zeppelin.
A meados de 2009, Leona Lewis lança Spirit Deluxe Edition, entre os novos singles que entram no disco, está presente "Run", que a pedido dos fãs, Leona lançou-o. O single foi #1 em 4 países, e foi #16 em Portugal.  
No final de 2009, Leona Lewis lança "Echo", que se estreia em #1 no top britânico e em #2 no top Irlandês. O Single "Happy" que antecedeu o álbum, foi #2 no Reino Unido e na Aústria. Apesar de não ter sido #1 em nenhum país, "Happy" tornou-se um dos clássicos de Leona Lewis, pois permaneceu por várias semanas em diversos top's mundiais. O single chegou a ser #28 no top da Cidade FM..Leona Lewis iniciou a sua primeira tour a 28 de Maio, e por enquanto está só com concertos marcados para o Reino Unido e Irlanda. A sua tour tem o nome "The Labyrinth", por ser o filme favorito de Leona.


A 22 de Maio, Leona fez a sua primeira aparição por Portugal, no Rock in Rio, onde estiveram presentes 41 000 pessoas. A poucos dias da sua tour, Leona veio se preparar a terras lusas, onde deu o primeiro full show da sua carreira. Com um set-list de 13 músicas, a Diva conquistou rapidamente todos os presentes. "Happy", "Run", "Take a Bow", "Can't Breathe" e "Bleeding Love", foram temas que receberam grandes ovações por parte do público e que Leona Lewis nunca irá esquecer. O Show de Lewis correu tintas na empresa internacional com grandes elogios, pois teve uma grande evolução da sua presença em palco.

Sem comentários: